A solidão perfeita para a criação

Colaboração e constante ligação com os outros é uma coisa bonita, mas no final, a criação é feita na solidão. A maior parte da "grande arte" é feita de forma isolada. Todo o trabalho criativo deve ser feito isolado do mundo exterior.

Isto parece simples, mas a possibilidade de conseguir o espaço/tempo perfeito de solidão do seu dia nem sempre é fácil. Vamos ver como isso pode ser feito. 

1. Agendar

A solidão não costuma acontecer por acaso – tem que separa-la de seu dia-a-dia. Defina o tempo para o seu primeiro bloco da solidão agora – e veja se pode torná-la parte imperdível de sua rotina diária. Algumas idéias: 

Ao levantar: Gosto da minha solidão no início da manhã. É quando o mundo ainda não acordou, as crianças ainda estão a dormir, e tudo está sossegado. 

 A primeira coisa no trabalho: Se de manhã cedo não é bom, experimente logo que chegue ao trabalho. Quando trabalhava num escritório, chegava com 30-60 minutos de antecedência, só assim poderia obter algum trabalho silencioso antes o escritório começou a zumbir. E, é óptimo porque mais tarde, ficamos mais ocupados e as coisas podem atrapalhar o nosso bloco de solidão. 

Fora: Se não puder fazê-lo cedo, levar a sua solidão para fora do escritório ou de sua casa (se trabalhar em casa e há outra pessoa em casa). Vá a um café, ou melhor ainda, a uma biblioteca ou a um local sossegado que goste.

Tarde: Algumas pessoas trabalham melhor à noite. Se é uma coruja da noite, esse é um óptimo momento para encontrar solidão e calma e começar o trabalho criativo.

2. Limpar a secretária 

 Antes de iniciar a seu perfeito Bloco da Solidão, prepare o ambiente. Isto não tem de ser feito todos os dias, mas vale a pena gastar 10 minutos do seu tempo, pois um ambiente desordenado pode causar distracção. 

3. Desconectar 

Desligue a Internet. A sério! ou não vai conseguir criar. Se precisar de pesquisar faça-o antes de seu bloco de solidão. S

Desligue também o telefone, dispositivos móveis, e tudo o que dá notificações no seu computador. Melhor ainda … desligue completamente o computador, assim não há distrações. 

4. Escolha uma tarefa

Escolha algo surpreendente e desafiante. Algo que terá um impacto na sua vida e no trabalho/negócios. Algo que excite, que é importante e vale bem o seu tempo e problemas. 

Esta é a tarefa em que se vai concentrar-se durante o seu momento de Solidão. Não entre em modo multi-tarefa. Escolha uma tarefa, e concentre-se completamente nela. 

5. Ferramentas simples e funcionais

Não precisa ser obsessivo com as suas ferramentas. Se tiver uma tarefa de escrita para fazer, use um editor de texto simples, ou bloco de notas. Para outras tarefas, escolha algo igualmente simples. O importante não é a ferramenta, mas o resultado do que é criado.

… e já agora … caneta e papel, por vezes dão grandes resultados, sem distracções e vai ver que chega lá.

Adaptado de: Creating Perfect Solitude for Creative Focus, from Leo Babauta for 99%

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.

%d bloggers like this: